sexta-feira, 30 de abril de 2010

RECOMPENSE NA SUA EMPRESA - Benefícios em aderir ao Programa

A empresa que adere ao Programa RECOMPENSE, além de contribuir para a melhoria da eficiência ambiental, agrega valores e benefícios aos seus processos, atividades, serviços e produtos. Veja algumas vantagens:

 Vantagens Competitiva e de Marketing

Os projetos de compensação de carbono, além de gerarem percepção de empresa cidadã, demonstram positividade diante de outros produtos que não possuem atividades de eco-eficiência e sustentabilidade. Atestam também a responsabilidade socioambiental e agregam valor a marca que passa a ter um diferencial competitivo no mercado, gerando reconhecimento de clientes e consumidores.

 Vantagem de Valor Real
Quando o Programa RECOMPENSE é implementado, pode ser utilizado como uma estratégia de sustentabilidade para a Governança Corporativa, fazendo com que o valor real da empresa aumente por esta demonstrar respeito ambiental.

 Vantagem de Negociação
A adesão a um Programa Socioambiental permite à empresa publicar informações fidedignas, tendo melhores condições de negociação com órgãos públicos, principalmente os responsáveis pelo meio ambiente, como também com consumidores, colaboradores e fornecedores.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

RECOMPENSE NO SEU DIA-A-DIA



Todos os cidadãos contribuem para o agravamento do aquecimento global, seja através da energia que consomem em casa, das opções de transporte utilizadas nas férias e no dia-a-dia, ou da quantidade de resíduos produzida. Através da Calculadora de CO2 do Programa RECOMPENSE você poderá calcular sua emissão anual de Gases de Efeito Estufa, aprender como reduzi-la e, ainda, descobrir a quantidade de árvores que deve ser plantada para compensar estas emissões. Acesse o site (EM BREVE) e saiba mais sobre esta ferramenta interativa.

terça-feira, 20 de abril de 2010

IGUASSU CONVENTION & VISITORS BUREAU COMPENSA SUAS EMISSÕES DE GEE


O Iguassu Conventio & Visitors Bureau (ICVB) aderiu ao programa RECOMPENSE para reduzir e compensar as emissões causadas pelas viagens nacionais e internacionais e confecção de materiais institucionais de divulgação do Destino Iguaçu e receberá o selo RECOMPENSE, que constará em todo o material institucional do ICVB, site, newsletter.

Para que o instituto possa fazer a compensação das emissões inevitáveis de GEE, a empresa Palmares - incubada no Parque Tecnológico Itaipu – PTI, vai elaborar um inventário de emissões de gases de efeito estufa referentes às ações de 2009 e através do estudo saberá quantas árvores deverão ser plantadas para compensar as emissões. A área de plantio será escolhida pela empresa Palmares, que prioriza áreas degradadas, parque públicos, beiras de rios, entre outras.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DICAS PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) EM SUA CASA


Algumas mudanças nas atitudes do dia a dia podem fazer toda a diferença. Você quer ajudar a diminuir o aquecimento global? Aqui estão algumas dicas para que isto seja possível:

1.Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes
Troque as lâmpadas mais utilizadas em sua casa e você reduzirá suas emissões de GEE e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome em média três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até 10 vezes mais.

2.Ande menos de carro
Caminhe, pedale, ou dê carona para o vizinho. A cada 10 quilômetros que você deixar de utilizar o carro, serão menos 2 quilos de dióxido de carbono emitidos para a atmosfera.

3.Recicle
Separe os materiais recicláveis, pois todos eles representam uma diminuição das emissões de GEE, pois, além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte.

4.Utilize sacolas retornáveis ao fazer compras
As sacolas de plástico entregues no mercado podem demorar 200 anos para se decompor soterradas em um aterro sanitário. Além de práticas, as sacolas retornáveis substituem dezenas de sacolas de plástico.

5.Evite produtos com muitas embalagens
A produção das embalagens passam por processos que emitem gases de efeito estufa, além disso produtos com muita embalagem são mais caros.

6.Plante árvores
As árvores absorvem o carbono da atmosfera ao longo de suas vidas. Faça sua parte e plante uma, duas, três...

7.Desligue os aparelhos eletrônicos
Mesmo em stand by os aparelhos eletrônicos consomem energia. Enquanto não estiver utilizando tire-os da tomada.

8.Use os dois lados do papel
Reduza o seu gasto com papel e o acúmulo sobre a sua mesa pela metade imprimindo os dois lados da folha. Algumas impressoras já oferecem essa opção automaticamente.

terça-feira, 6 de abril de 2010

PROGRAMA RECOMPENSE REALIZA SEU PRIMEIRO PLANTIO


A equipe da empresa Palmares, responsável pelo Programa RECOMPENSE, fará o plantio de 212 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma Área de Preservação Permanente (APP) no município de Foz do Iguaçu.
Essas mudas fixarão em média 39 toneladas de carbono equivalente, que compensarão as emissões de Gases de Efeito Estufa de seus parceiros que aderiram ao Programa.
Essas futuras árvores, além de ''sequestrarem'' gases poluentes da atmosfera, irão proteger e recuperar áreas degradadas de beiras de rios, assim como manterão a biodiversidade da fauna e flora do local.
São pequenas atitudes que fazem a grande diferença!
Para quem quiser participar do plantio ou até mesmo aderir ao Programa RECOMPENSE, entre em contato com um de nossos consultores pelo telefone (45) 3576-7062.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Qual o seu peso para o mundo?

Diante do quadro atual de mudanças climáticas e das conseqüências catastróficas previstas em relatórios de especialistas mundiais, você já parou pra pensar como suas atividades diárias contribuem para acelerar o fenômeno do aquecimento global?

Digamos que todos os dias você acorde às 7 horas da manhã, ligue a luz do banheiro, tome uma ducha de 10 minutos e use o carro por 15 minutos até o escritório, onde você mantém o seu computador e o ar condicionado ligados durante todo o expediente. Cumpridas as 6 horas de trabalho, você volte pelo mesmo caminho, prepare o jantar e assista a um filme antes de dormir. Já durante as férias, você decide fazer uma viagem com os amigos até o litoral catarinense e para isso opta pelo transporte aéreo. Pronto! Você terá emitido em um ano mais de 1 tonelada de gases de efeito estufa devido, somente, ao consumo de luz e combustível.
Assim como você, outros milhões de cidadãos contribuem para o agravamento do aquecimento global, seja através da energia que consomem em casa, das opções de transporte utilizadas nas férias e no dia-a-dia, ou da quantidade de resíduos produzida. Veja abaixo alguns números:




Cientes de sua responsabilidade neste fenômeno global, pessoas comuns, eventos e empresas de todo o mundo praticam a redução e a compensação das suas emissões de gases de efeito. Siga este exemplo, e ajude você também a contruir um futuro melhor!

Gihan Teixeira Jebai
Bióloga – Diretora de Projetos
Palmares Geoprocessamento e Análise Ambiental