sexta-feira, 28 de outubro de 2011

1° Encontro Mundial de Blogueiros adere ao Recompense



Mais de 650 pessoas, de 32 países, estão reunidas até sábado (29), em Foz do Iguaçu, para participar do 1º Encontro Mundial de Blogueiros. O objetivo é debater a liberdade de expressão e a democracia da comunicação na era da internet.

Na sexta e no sábado, o evento será realizado no Cineteatro do Barrageiro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O encontro vai receber os maiores expoentes da blogosfera mundial, como Pascual Serrano, fundador do site espanhol Rebelión; o jornalistas Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique; e Kristinn Hrafnsson, segundo nome do Wikileaks.

Pensando em tornar o evento sustentável, o #blogmundofoz resolve inventariar e compensar suas emissões de gases de efeito estufa através de árvores nativas da mata atlântica, através do programa Recompense

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Latinoware 2011 compensará emissões de carbono



A oitava edição da Latinoware terá as suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) compensadas pelo programa Recompense, serviço prestado pela empresa Palmares Geoprocessamento e Análise Ambiental, uma das incubadas no PTI. O Recompense (Programa de Redução e Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa) consiste no levantamento e quantificação de dióxido de carbono (CO²) emitido na atmosfera, com base no GHG Protocol, uma ferramenta científica que permite analisar o conjunto das emissões geradas pelas atividades de uma empresa, setor econômico, produto, evento e até mesmo pessoa física.



De acordo com Gihan Teixeira Jebai, diretora de projetos da Palmares, o consumo de 74 toneladas de Dióxido de Carbono (CO²) já foi contabilizado, incluindo dados levantados desde o pré-evento até a tarde desta sexta-feira, 21, data do encerramento da conferência. A medição é feita por meio do cálculo de transporte de participantes e palestrantes, energia elétrica, consumo de água e material de divulgação. A partir dessa quantificação, a Palmares elabora um plano de redução e um de compensação das emissões, que é feita por meio do plantio de árvores nativas. “Serão plantadas mudas de árvores do Refúgio Biológico Bela Vista, em locais de restauração de áreas degradadas” explica Gihan.