quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coringa Crash na Red Bull Soapbox Race



O Red Bull Soapbox Race é um evento para todos aqueles que amam
corridas e aventura, têm inspiração, senso de humor e interesse em
mostrar suas habilidades e criatividade em invenções.

O objetivo do evento é reunir até 4 pessoas em uma equipe, que devem
construir um carrinho próprio.

A construção pode ser feita de qualquer forma e com qualquer material,
desde que esteja de acordo com as especificações do regulamento e que
vise atingir a maior velocidade e cruzar a linha de chegada.

A equipe irá competir pela criatividade, originalidade, performance,
interatividade e pelo alcance da maior velocidade.

Os vencedores são classificados em 1º, 2º e 3º lugares de acordo com a
somatória de pontos destes critérios.

Mais informações estão disponíveis em: www.redbull.com.br

A equipe Coringa Crash teve o apoio do Programa Recompense, onde está sendo feita a compensação de carbono de toda a construção do veículo, assim como toda logística envolvida.

Parabéns pela iniciativa e parceria realizada!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pirelli lança pneus ecológicos em evento na Itaipu Binacional


A Pirelli escolheu a Itaipu para testar a nova família de pneus, chamada Green Performance. Os produtos, de acordo com a empresa, aliam alta performance, segurança e menor resistência ao rolamento. O resultado é um gasto menor com combustível, o que representa menor emissão de CO2 na atmosfera.

São três linhas de produtos: Cinturato P1, para veículos com baixa cilindrada; Cinturato P7, para média ou baixa cilindrada; e Scorpion Verde All Season, indicada para o segmento SUV. No total, são 42 novas medidas, de aros que vão do 13 ao 20.

Os Green Performance tiveram sua composição alterada em relação aos pneus comuns para melhorar diversos aspectos dinâmicos em conjunto, sem prejuízo em nenhuma área. Os resultados dos testes realizados pela Pirelli mostraram quedas de, em média, 6% no consumo, devido à menor resistência à rolagem do pneu. Entretanto, as frenagens também melhoraram na proporção de 5,5 %, o que indica a evolução também na performance do carro.

Em demonstração à imprensa especializada na Usina Hidrelétrica de Itaipu, o pneu Cinturato P1, com foco em modelos populares e com motores menores, conseguiu reduzir o consumo em 5,8%, além de conseguir frenagens em espaços até 3m menores que o similar comum.

No dinamômetro os pneus ainda apresentaram temperaturas de trabalho 9°C abaixo da média dos outros pneus da própria Pirelli. A potência nas rodas também chegou a 3 cv a mais.

Em relação aos similares das linhas já existentes, a tecnologia deve representar um acréscimo de 3,5% no preço dos pneus para carros de passeio. O Scorpion Verde será cerca de 5% mais caro que a linha Scorpion atual. De acordo com Sérgio Araújo, responsável comercial pela Pirelli América Latina, a nova linha estará disponível nas lojas da marca ainda no mês de abril.



Além de todos os aspectos ambientais que essa nova linha de pneus traz, a Pirelli também se preocupou com as emissões de carbono que um evento dessa magnitude proporciona. Pensando nisso, a Pirelli está realizando a compensação de carbono do evento através do Programa Recompense.

Ao todo o evento emitiu 64 toneladas de carbono, as quais serão compensadas através do plantio de 426 mudas de árvores nativas da mata atlântica em uma área degradada da região.

Parabéns à Pirelli pela iniciativa e preocupação constante com o meio ambiente!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nokia lança Carregador de Celular para Bicicletas


O poder de gerar energia ao pedalar uma bicicleta pode ser uma das inúmeras maneiras de você gerar sua própria energia. Mas para dar mais uma força aos ciclistas, a Nokia em mais uma atitude bem legal, lança seu carregador de bateria movido pela energia de suas pedaladas.

A empresa lançou um kit de carregamento, que pode ser instalado em qualquer bicicleta, fazendo com que você carregue seu celular com energia limpa e renovável. O kit possui três componentes: um dínamo que é acoplado junto à roda da bicicleta para gerar a energia, um cabo para alimentar o celular e um suporte emborrachado para acoplar o telefone junto ao guidão da bicicleta.

Infelizmente, o carregador ainda não está disponível para os ciclistas aqui no Brasil, vendido somente (por enquanto) na Ásia, Europa e África. A idéia é super bacana, mesmo não sendo vendido por aqui, quem sabe alguém se interessa em fabricar algo parecido.