quarta-feira, 20 de julho de 2011

Grupo Cataratas de Eficiência Energética adere ao Recompense

O Grupo Cataratas de Eficiência Energética adere ao Programa Recompense. Uma parceria entre o GCEE e a empresa Palmares, incubada no Parque Tecnológico Itaipu - PTI irá tornar mais sustentável o projeto.

Pela primeira vez, será elaborado um inventário de emissões de gases de efeito estufa de todas as etapas de planejamento e construção dos três protótipos de veículos: movidos à energia elétrica, gasolina e etanol. Todo carbono emitido convertido em mudas de árvores nativas da mata atlântica, de modo que toda a emissão seja compensada.

O inventário de emissões leva em consideração a distância percorrida pelo grupo de suas residências até a oficina, o meio de transporte utilizado, consumo de materiais, energia elétrica, resíduos gerados, entre outros. Ao final de todo o processo, incluindo os testes feitos com os carrinhos e até mesmo a emissão de carbono do ônibus que levará o grupo à São Paulo, será compensado.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Revista Teia Ecológica



A Revista Teia Ecológica é um projeto de educomunicação que foi criado pelo Coletivo Educador de Cascavel que faz parte do Programa de Formação de Educadores Ambientais (FEA).

O projeto foi validado pelo comitê gestor municipal e aprovado pela coordenação do programa na Bacia Paraná 3 (BP3). A objetivação do projeto passa pela parceria com o Instituto Latino-Americano de Sustentabilidade (ILAS), entidade criada para dar apoio técnico e logístico a ações socioambientais na Região Oeste do Paraná.

A viabilização financeira da primeira edição, tanto impressa como digital, é fruto de repasse de recursos para as comunidades de aprendizagem do Programa FEA Cascavel por parte do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em convênio estabelecido com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e parceira com a Prefeitura Municipal de Cascavel.