quinta-feira, 8 de abril de 2010

DICAS PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) EM SUA CASA


Algumas mudanças nas atitudes do dia a dia podem fazer toda a diferença. Você quer ajudar a diminuir o aquecimento global? Aqui estão algumas dicas para que isto seja possível:

1.Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes
Troque as lâmpadas mais utilizadas em sua casa e você reduzirá suas emissões de GEE e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome em média três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até 10 vezes mais.

2.Ande menos de carro
Caminhe, pedale, ou dê carona para o vizinho. A cada 10 quilômetros que você deixar de utilizar o carro, serão menos 2 quilos de dióxido de carbono emitidos para a atmosfera.

3.Recicle
Separe os materiais recicláveis, pois todos eles representam uma diminuição das emissões de GEE, pois, além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte.

4.Utilize sacolas retornáveis ao fazer compras
As sacolas de plástico entregues no mercado podem demorar 200 anos para se decompor soterradas em um aterro sanitário. Além de práticas, as sacolas retornáveis substituem dezenas de sacolas de plástico.

5.Evite produtos com muitas embalagens
A produção das embalagens passam por processos que emitem gases de efeito estufa, além disso produtos com muita embalagem são mais caros.

6.Plante árvores
As árvores absorvem o carbono da atmosfera ao longo de suas vidas. Faça sua parte e plante uma, duas, três...

7.Desligue os aparelhos eletrônicos
Mesmo em stand by os aparelhos eletrônicos consomem energia. Enquanto não estiver utilizando tire-os da tomada.

8.Use os dois lados do papel
Reduza o seu gasto com papel e o acúmulo sobre a sua mesa pela metade imprimindo os dois lados da folha. Algumas impressoras já oferecem essa opção automaticamente.

Um comentário: